terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Saúde do Bull Terrier - (Cuidado com alergia e doenças de pele)


Saúde

Normalmente, os bull terriers não possuem problemas com doenças físicas (como a displasia, por exemplo). Um problema comum nesta raça é a tendência a desenvolver alergias e doenças de pele. Mordidas de insetos, como moscas ou mosquitos, podem produzir alergias que causam a coceira. Este quadro pode ser anulado se o cão for mantido longe destes insetos, mas obviamente o que definirá isto serão fatores ambientais e/ou climáticos, onde normalmente a exposição se torna praticamente inevitável.


Sua expectativa de vida varia entre 10 e 14 anos em média, no entanto, a cadela mais velha que se teve registro viveu até os 17 anos.

A pelagem é de fácil manutenção, mas cuidados simples como a escovação podem deixá-la praticamente perfeita. Existem alguns tipos de óleo à venda em pet shops e veterinárias que também ajudam a melhorar a pelagem. Recomenda-se não aplicar nenhum produto que não contenha a lista de contra-indicações. Em caso de dúvida, deve-se sempre procurar o veterinário.



Animais de peles Brancas e Albinas O que fazer com a dermatite de verão?

Existem problemas com a pele de gatos e cães de cor branca? Se as orelhas e nariz estão sem pêlos, com escamação forte, isso é sinal de um mal da pele que afeta mais os cães e gatos brancos: a dermatite actínica. A pele, por ter pouca melanina, é afetada pelo sol - um pigmento negro que a protege dos raios solares. Mas atenção, não confundam o animal branco com o albino. No animal albino, a ausência de melanina é total, percebida pela cor clara do nariz, lábios e contorno dos olhos, rosada em vez de escura, o que aumenta mais o risco de pegar a dermatite. Evolução da Dermatite - No cão, as lesões ocorrem nas superfícies dorsais, na face, nas narinas, pálpebras, áreas despigmentadas do plano, lábios e tronco. As áreas predispostas são a pele despigmentada e escassamente revestida por pêlos, no flanco e parte central do abdômen de cães brancos ou parcialmente brancos, particularmente, Dálmatas e Bull Terrier brancos. Nos primeiros estágios ocorre eritema com perda de pêlos, formação de crostas e ulceração no assoalho das narinas. As lesões aumentam e progridem especialmente eAs lesões no tronco ocorrem em cães que passam longos períodos deitados sobre um dos lados, tomando banho de sol. As áreas despigmentadas, passam a apresentar queimaduras solares crônicas, com eritema, descamação e espessamento da pele. As áreas pigmentadas não são afetadas.
Sintomas
O espessamento da pele, a ausência de pêlos, uma escamação forte, pele avermelhada, formação de coceiras, queimaduras, bolhas e nódulos.
Tratamento
A prevenção é impedir o contato com o sol e passar, duas vezes ao dia, uma loção protetora com fator solar 25ou 30, que as próprias farmácias de manipulação preparam. Dar banho 3x por semana com sabonete de enxofre que é muito bom para combater fungos, suplemento ômega 3,6 e 9 e nada mais ! O ambiente que o animal fica também é o fator principal das dermatites de verão nós do Canil Bulldog Brazil, no verão deixamos todos os canil cobertos com Mantas protetoras para evitar o calor e o contato direto com o sol na pelagem do animal, é aconselhado deixar o canil sempre em local com árvores e plantas, onde a humidade relativa do ar fica um pouco mais alta no verão. Procure seu médico Veterinário SEMPRE para se acoselhar e tratar seu animal de extimação ! Estamos terminando a matéria sobre a Dermatite Solar ou mais conhecida comoDermatite de verão, Iniciando outra matéria com outros tipode de dermatites e Micoses de pele em cães.

Alergias de pele em Cães no geral micoses ou dermatites ?
Por que certos cachorros apresentam alergia na pele? Quais são as causas da micose nos cães? Como posso impedir meu cachorro de ter alergia de pele? Existe alguma maneira de prevenir a doença? Então vamos lá, aprender tudo sobre dermatites no geral e micososes de pele e saber distinguir uma da outra e como evitar e o tratamento correto.

O que é alergia de pele?
A alergia ou dermatite alérgica é uma doença de pele que pode ocorrer nos cachorros. A alergia é uma reação do sistema imunológico do cão contra alguma substância a que chamamos de alergeno. O alergeno é um nome geral que representa qualquer material que cause a alergia. Assim se o cão possui alergia à ração é porque algum composto utilizado na receita da ração é um alergeno para o cão.

O corpo do cachorro “luta” contra o alergeno, pois percebe que ele é algo nocivo, isto desencadeia uma reação alérgica no animal.

A reação ocorre sempre que o cão é exposto à substância a que ele tem alergia. Com o passar do tempo o cachorro pode ficar mais sensível a essa substância o que faz com que a alergia aumente de intensidade. Geralmente, a alergia aumenta com a quantidade de alergeno ao qual o cão tem contato.

O que causa a alergia no cachorro?
Existem vários tipos de alergia sendo que as mais comuns são aquelas causadas por:

Comidas como leite, rações, grãos, etc.
Alergia causada por picadas de pulgas.
Atopia canina: alergia de causa não determinada.
Pode ser causada por vegetais como árvores e grama.
Alergias causadas por hormônios
Alergias causadas por produtos como detergentes, fibras sintéticas, lã
Causadas por parasitas como lombrigas, carrapatos
Reações adversas a alguns medicamentos
Algumas alergias podem ocorrer com mais freqüência em certas épocas do ano


Que cães possuem maior probabilidade de ter alergia de pele?

A alergia pode ser hereditária, isto é, ela pode ser passada dos pais para os filhos pela genética. Algumas raças de cachorros possuem maior chance de apresentar atopia: beagles, pastor alemão, poodle, boxer, lhasa, pug, shi-tzu, shar-pei, dálmatas, bulldogs, golden retrievers, schnauzers, Bull Terrier e vários da família de raças “terrier”, dentre outros. Cães jovens têm mais propensão a ter alergia causada por picada de pulgas.

Quais os sintomas de um cachorro com dermatite?
Os sintomas mais comuns de um cão com alergia de pele são:

O cachorro se coça muito
Perda de pelos excessiva
O cachorro se lambe nas orelhas, pés e/ou na pele
Olhos com secreção
O cão fica mordiscando e mastigando seu pé
Pele com machucados, crostas, e inflamações
Inflamações de ouvido freqüentes


Prevenção da alergia em cães

A prevenção consiste em evitar situações que causem exposição à substância que causa a alergia. Ela é a melhor maneira de se resolver a causa do problema. A utilização de medicamentos (explicada na próxima seção) só serve para resolver os sintomas e não para identificar o que de fato está causando o problema. Depois de identificada a causa da alergia, você pode tomar algumas medidas para reduzir a chance de seu cão pegar alergias como:


Alergia causada por pólen:

Evite que seu cão saia em campos e locais com muitas flores
Corte a grama de sua casa para que ela não fique muito alta
Alergias causadas por ácaros e/ou pó:
Não deixe o cão na sala quando for passar o aspirador
Coloque uma capa de plástico na cama do cão
Lave a cama e os lençóis do cão com água muito quente
Dermatite causada por mofo:
Utilize desumidificadores de ar
Evite ter muitas plantas no local onde seu cachorro fica
Não deixe seu cão em locais muito úmidos
Dermatite causada por alimentos:
Procure a ajuda de um veterinário para procurar uma ração antialérgica
Alguns cães são alérgicos a certos grãos como soja, milho, trigo, evite rações que contenham estes elementos
Sempre que o cão alérgico sair no jardim ou na rua, limpe os pés dele para tirar alergenos que tenham ficado em suas patas

Tratamento da alergia em cachorros
 :

Tratamento tópico: envolve o uso de xampus e loções antialérgicas. Pode ser recomendado dar banho no cão com uma freqüência maior, os banhos podem utilizar xampus antialérgicos e loções próprias. O tratamento tópico é uma solução que é eficaz para o alívio imediato do problema, mas geralmente é menos eficiente para resolver a doença permanentemente.

Uma dica prática
: o cão pode querer lamber o local onde foi aplicada a pomada ou loção especial. Para evitar isso, é uma boa idéia distraí-lo após a aplicação, brincando com ele por um tempo até que o produto seque ou seja absorvido pela pele do animal.

Remédios anti-histamínicos
 (antialérgicos): Os anti-histamínicos são remédios utilizados também em humanos para tratar a alergia. Esse tipo de tratamento é um dos mais populares contra alergia canina. Apenas cerca de 30% dos cães conseguem resolver o problema da alergia somente com este tipo de tratamento. De novo, lembre-se que os remédios poderão reduzir a alergia mas, muitas vezes esses remédios não conseguem resolver a causa do problema.

Às vezes é mais eficaz utilizar anti-histamínicos em conjunto com outra forma de tratamento e prevenção, como Omega-3 (ver abaixo) e a prevenção (ver acima). Os anti-histamínicos podem gerar efeitos colaterais como: sonolência e sedação, secura na boca, diarréia, hiperatividade, redução de apetite. Somente o veterinário poderá dizer se deve ser utilizado algum anti-histamínico.

Nunca utilize esta medicação sem orientação do veterinário: existem diversos tipos de anti-histamínicos, cada um apresenta efeitos colaterais e dosagem própria. Nem todo anti-histamínico usado em humanos pode ser utilizado em cães!

Ácidos graxos e ômega 3: O ômega 3 é um composto encontrado em alguns alimentos. É possível comprar suplementos em farmácias, a fonte mais comum é o óleo de peixe em cápsulas gelatinosas amarelas/ douradas.

O ômega 3 aumenta a saúde da pelagem do cachorro, e ajuda a controlar a produção dos histamínicos (substâncias que são liberadas para “lutar” contra os alergenos gerando a alergia). O ômega 3 pode ser utilizado em conjunto com algum remédio como anti-histamínico para aumentar a eficácia do tratamento contra a doença de pele. Um cão que toma suplementos de Omega 3 deve manter uma dieta com menos gordura, pois os ácidos graxos são óleos e podem levar ao ganho de peso do cachorro. É bom lembrar também que os ácidos graxos são alimentos saudáveis para cães. Alguns especialistas em nutrição canina preferem os ácidos graxos provenientes de animais (como peixes), ao invés dos derivados de vegetais (como linhaça) pois a digestão dos derivados de grãos é mais difícil em cães e gatos.

Imunoterapia (hipossensibilização): Utilizada em casos de alergias persistentes e resistentes a outros tratamentos. É um dos tratamentos mais eficazes. Primeirmamente testa-se o que está causando a alergia no cão (alergeno). Depois de identificado o alergeno, prepara-se uma vacina especial que é aplicada no cachorro alérgico.

Depois de aplicada a vacina o cão fica “dessensilizado” e seu sistema imunológico reage muito menos intensamente às substâncias causadoras da alergia. Nem sempre o tratamento funciona. Este tratamento pode ser caro e demandar um pouco mais de dedicação do dono e veterinário, mas é talvez um dos mais eficazes e modernos que existe no tratamento contra casos persistentes de alergia.

Esteróides (corticosteróides): O uso dos chamados corticosteróides é geralmente muito eficaz para reduzir inflamações e alergias mais severas. É uma solução que resolver rapidamente o problema, porém não é uma solução de longo prazo: o tratamento geralmente só resolve o problema temporariamente. É útil para aliviar alergias e irritações muito fortes. Pode ser ministrado em forma de tabletes ou injeção.

Atenção: Os esteróides tratados neste artigo são “corticosteróides” algo totalmente diferente dos “esteróides anabolizantes” utilizados para ganho de massa muscular em certos animais e até em humanos.

Os corticosteróides podem causar efeitos colaterais que podem ser graves caso o tratamento seja mal feito. Dentre os possíveis efeitos colaterais temos: aumento do consumo de água, aumento do apetite, depressão, hiperatividade, diarréia, insônia, dentre outros. Por isso é importante perceber que esse tratamento realmente só deve ser utilizado em situações mais graves.

Caso administrado com doses mínimas e por períodos curtos de tempo, os efeitos colaterais geralmente desaparecem depois de finalizado o tratamento. Caso utilizado por longos períodos, problemas mais graves podem ocorrer: diabetes, problemas de fígado, aumento de infecções, dentre outros.

Os corticosteróides geralmente são utilizados como último recurso após que outros tratamentos foram utilizados. Sempre devem ser utilizados sobe expressa recomendação e orientação de veterinário. Corticoesteróides podem ser muito nocivos para seu cachorro, caso mal administrados!
Para terminar o artigo devemos insistir sobre a importância do tratamento preventivo. Os donos e veterinários devem ter paciência e força de vontade para investigar a causa real da alergia e eliminar essa causa. Existem pessoas que partem direto para os remédios, nunca resolvendo a “raíz do problema”, o que pode ser péssimo para saúde de seu cão.m regiões de climas quentes e no verão. 

6 comentários:

  1. Muito bom , vou seguir estas orientações !

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma bull terrier já fez exame de tudo jaxtomou tanto remédio e a bichinha estar sempre com alergia

    ResponderExcluir
  3. O meu Bull terrier vive com infecção nos olhos com remelas intensa já levei no veterinário e nada resolveu nem sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  4. preciso de um ajuda sua eu tenho um bull terrier e eu notei q encima do fucinho dele estado dando uns machucadiho q fica ressecados eu gostaria de saber se tem alguma pomada pra passar pra melhorar.obrigado boa noite

    ResponderExcluir
  5. Nossa Bull está com reação alérgica grande! Não sabemos o que fazer, está toda cheia de bolinhas!

    ResponderExcluir
  6. Meu Bull terrier está apresentando alergia a picadas de mosquito, mas ele é bem sapeca e quer dormir no quintal todo dia, assim fica bem difícil de evitar a alergia dele, me ajudem por favor

    ResponderExcluir