segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

( Macaé Bull Terrier ) A HIGIENE DO SEU CÃO


A Higiene do seu Cão

É indispensável escovar o seu cão regularmente. A escovagem elimina a sujidade e os pêlos mortos.

Semanalmente deverá observar-lhe os dentes e as patas, para evitar que ferimentos interdigitais se possam complicar em infecções com alguma gravidade, nomeadamente a formação de abcessos motivados pela introdução de praganas.

Banho

Convém ressalvar que o banho é uma das partes mais importantes do cão, mas devemos reger-nos por algumas normas básicas:
  • Evitar banho a cachorros com menos de 4 meses, salvo indicação contrária do veterinário;
  • Utilizar água morna (30/35º);
  • Proteger os ouvidos com algodão encerado;
  • Evitar que o champô ente nos olhos do animal;
  • Nunca utilize champô de uso humano, uma vez que o PH da pele do cão é diferente do nosso.

Um cachorro ou um gatinho só deverá tomar banho uma semana após as primeiras vacinas. Quando der banho aos seus cães ou gatos evite deitar-lhes água sobre a cabeça, usando uma esponja embebida na água do banho para lhes limpar a cabeça, evitando assim a entrada de água para os ouvidos, pois poder-lhe-á ocasionar otites parasitárias ou micóticas. Aproveite o banho para esvaziar ou esvaziar as glândulas perianais.

Limpeza dos ouvidos

Os ouvidos são um órgão a que devemos prestar especial atenção, sobretudo se o cão tem orelhas grandes, caídas e peludas. É natural encontrarem-se pêlos no interior do pavilhão auditivo os quais provocam uma oxigenação deficiente e uma acumulação de sujidade que acabará por inflamar o ouvido ou até degenerar uma otite. Para evitar esta situação devemos extrair todos os pelos que se encontrem no interior do ouvido.

Limpeza dos plantares

É importante manter as zonas interdigitais e plantares livres de nós e de pelos deteriorados de modo a que não interfira ou incomode o livre andamento do cão.

Corte de Unhas

No caso do cão não ter um desgaste natural das unhas, estas deverão ser cortadas, mas devemos ter em consideração vários aspectos.

O Interior da unha tem uma zona carnosa cor-de-rosa e muito irrigada, mas conhecida como "sabugo", que devemos evitar atingir na altura do corte pois provocaríamos dor e hemorragias.

Devemos prestar especial atenção aos 5ºs dedos ou esporões, pois as unhas podem chegar a enrolar e ferir as almofadinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário