sábado, 8 de fevereiro de 2014

(Macaé BullTerrier) Educando / Adestrando seu cão


Educando / Adestrando seu cão
Nunca é cedo demais para iniciar os princípios básicos de um bom adestramento. Além de seu filhote estar disposto a aprender, existem alguns exercícios simples que você pode colocar em prática agora para dar início ao processo de adestramento.
Dicas Importantes de Adestramento
•    Se você puder, acompanhe uma aula de adestramento e inscreva seu filhote assim que ele tiver idade suficiente. Esta é uma ótima maneira de socializar seu filhote! Mas, não se esqueça de praticar o adestramento em casa também!
•    Em casa, mantenha sessões de adestramento breves, regulares e prazerosas. Escolha um horário tranquilo e um lugar calmo, onde seu filhote realmente pode se concentrar em você.
•    Seja paciente e mantenha um reforço positivo. Recompense toda boa ação com muitos elogios e ignore os comportamentos indesejados. Punições, gritos ou pancadas simplesmente confundirão e entristecerão seu filhote; por isso, desencoraje esse tipo de ideia.
•    Concentre-se em uma nova habilidade de cada vez. Assim que seu cão tiver aprendido, você pode passar para outra. Mas, não se esqueça de continuar praticando o que seu filhote aprendeu antes.
•    Para os comandos verbais de “sente-se”, “deite-se” e “levante-se” você pode esperar que seu filhote realize a ação naturalmente e, logo depois, dar o comando à medida que ele praticar a ação, recompensando com muitos elogios. Se você fizer isso repetidas vezes, o filhote acabará entendendo o que o comando significa. Por outro lado, você pode ajudar seu cão a mudar para a posição correta, sem usar qualquer força. Por exemplo, para fazer com que seu filhote se sente, mantenha uma recompensa em sua mão sobre a ponta do nariz de seu animal e gradativamente a mova em direção à parte traseira (posterior) de sua cabeça conforme você fala o comando. O filhote naturalmente olhará para cima e se sentará ao mesmo tempo – momento em que você pode lhe dar a recompensa.
•    Fazer com que seu cão atenda pelo nome é essencial para seu controle sem a coleira ou guia. Comece a alguns metros de distância de seu filhote e o chame, utilizando um comando como “venha” ou “aqui” juntamente com seu nome. Quando o filhote se aproximar de você, elogie-o bastante; quando você julgar que ele já aprendeu, aumente gradativamente a distância entre você.
•    As recompensas alimentares podem ser realmente úteis para alguns filhotes, mas tente escolher algo pequeno e com baixo teor de calorias ou utilizar o próprio croquete de seu alimento. Petiscos como salsicha ou queijo são muito calóricos. Certifique-se de que você contabilizou quaisquer recompensas alimentares ao calcular a porção diária do filhote. Conforme o filhote evolui, tente usar recompensas alimentares de forma intermitente, para que ele aprenda a não esperar por elas todo o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário