sexta-feira, 7 de março de 2014

(Macaé Bull Terrier) Higiene oral no meu cão


Higiene oral no meu cão.

É muito importante tratar.

A doença oral nos animais é provavelmente tão comum e dolorosa como no homem. Uma vez que os cães e gatos não têm a capacidade de exprimir o seu desconforto a maior parte dos problemas orais do seu animal são desvalorizados.
O problema oral mais comum no homem é a cárie dentária, ao contrário do cão e do gato em que as cáries representa apenas 10% dos problemas orais, sendo a patologia mais significativa a doença periodontal.



O que é a doença periodontal?
A doença periodontal caracteriza-se pela alteração dos tecidos que envolvem o dente. A acumulação do tártaro à volta do dente leva a recessão da gengiva, conduzindo a gengivite e infecção. Se não for tratado, a gengivite estende-se à raiz do dente e consequentemente à sua perda.
Estima-se que mais de 85% dos cães apresentam algum grau de doença periodontal, fazendo desta doença a mais comum nos nossos animais de estimação.
O que é o tártaro?
A boca canina é naturalmente muito infectada, com muitas bactérias que crescem na superfície dos dentes formando uma camada invisível chamada de placa. Alguma desta placa é retirada naturalmente pela língua do animal e hábitos de mastigação/ roer, mas a restante continua a acumular-se, tornando-se mais espessa e sofrendo mineralização. Esta placa torna-se visível e designa-se por tártaro. À medida que engrossa, lesiona a gengiva tornando-a sensível à entrada de bactérias causando gengivite. O sulco gengival vai sendo infectado levando à queda do dente.
À medida que a gengivite progride pode levar a amigdalites e faringites. As bactérias acabam por entrar na corrente sanguínea. Existem muitos animais com problemas cardíacos, renais ou hepáticos derivados de infecções orais.
Como prevenir o tártaro?
Em alguns animais a placa dentária mineraliza mais rapidamente que noutros. E existem vários factores a influenciar. Mastigar determinado tipo de brinquedos ou ossos, alimentação à base de dieta seca e a escovagem diária dos dentes são algumas das formas de prevenção do tártaro.
Uma vez o tártaro instalado a sua remoção só pode ser infectada através de uma destartarização que requer anestesia geral.
O que é a destartarização? É semelhante aquela que realizamos nos nossos dentistas?
O tártaro e a maior parte da placa dentária invisível deve ser removida. E para isto é necessária anestesia geral. O animal deve ser devidamente avaliado e devem ser realizadas análises pré-anestésicas para avaliar o estado geral. Muitas vezes é necessária a administração de antibióticos para reduzir a carga bacteriana antes do procedimento.
Sob anestesia geral, utilizando um aparelho de ultra-sons, o tártaro e a placa dentária são então removidos, não só aquele que é facilmente observado mas também o do sulco gengival, uma vez que este é o responsável pela reabsorção gengival e infecção. Depois da destartarização é realizado polimento dentário, importante para diminuir a formação rápida de uma nova placa.
O que devo fazer após a destartarização?
Após a destartarização é recomendável seguir alguns passos para reduzir a placa dentária e evitar a formação de novo tártaro:
  • Escovagem diária dos dentes com pasta dentífrica e escova próprias;
  • Alimentação própria para animais com tendência para acumulação rápida de tártaro (ex.: Royal Canin Dental);
  • Destartarizar e polir os dentes ao primeiro sinal de formação de novo tártaro;
  • Encorajar o animal a roer brinquedos ou ossos de limpeza dentária (ex: Royal Canin Oral Bar).
Posso utilizar a nossa pasta dos dentes na escovagem diária?
Não, a nossa pasta dos dentes não pode ser engolida/ ingerida.

Um comentário: