sábado, 8 de março de 2014

(Macaé Bull Terrier) Amamentação para os cães / Gestação canina

Canil Nobre Espírito

Agradecer ao canil nobre espírito por nos deixar divulgar essa linda foto.
Esse vídeo está disponível no you tube.

Amamentação para os cães.


Qual sua importância? 

EXCLUSIVO | SÃO inúmeras e amplamente conhecidas as vantagens da amamentação para os bebês humanos: protege de infecções e alergias, diminui a chance de obesidade infantil e, sem dúvida, aumenta os laços da mãe com o filho. Com os filhotes de cachorro não é diferente. “A principal conseqüência do desmame precoce é o déficit de crescimento. O animal não conseguirá atingir o desenvolvimento normal e composição corporal devido a falta de nutrientes”.
SENDO que para os cães há ainda um fator extra. “Após 24 horas do nascimento, o filhote chega a perder aproximadamente 10% de seu peso, por isso é importante observar a amamentação para que o filhote recupere seu peso”, explica a veterinária. Além disso, após o nascimento, os filhotes precisam ter contato com a mãe para se tornarem adultos seguros. “A amamentação é essencial no primeiro dia de vida do animal, pois é o colostro que irá proporcionar a imunidade passiva aos filhotes recém nascidos”, completa.


PROBLEMAS na amamentação
OS FILHOTES devem ser amamentados por aproximadamente 45 dias. Sendo que, por volta de 3-4 semanas de idade, podem começar a comer alimento úmido em uma vasilha. Quando a mãe não produzir leite suficiente ou o filhote for órfão, os bebês deverão ser alimentados com leites especialmente formulados para suprir às necessidades deles durante o desmame, como o Pet Milk da Vetnil. Outra opção é a ama de leite, ou seja, fêmeas que estão amamentando seus próprios filhotes.


Gestação canina: O grande momento, o parto.


EXCLUSIVO |  QUANDO chegar o momento do parto é importante o dono manter a tranquilidade e passar esse sentimento para a cadela gestante. É preciso também resistir a tentação e deixar a cachorra curtir esse momento sem ter uma multidão ao seu redor. “Espie de longe e não tente intervir. A esmagadora maioria das cadelas sabe o que fazer, pelo menos até que chegue um humano para atrapalhar”.
PARA aqueles que nunca presenciaram um parto de cão, saiba que os cachorrinhos vêm “embrulhados” e a cadela rasga a bolsa com os dentes, arranca o cordão umbilical e lambe o filhote. Em seguida, come todos os anexos embrionários e em alguns minutos nasce outro filhote. O trabalho de parto pode se estender por algumas horas. Os filhotes têm uma atração natural pelas tetas maternas e sugam com vigor logo depois do parto.
A recuperação
Para retornar a forma física após o parto, geralmente nos referimos a perder os quilinhos extras adquiridos durante a gestação. Para as cadelas, o que ocorre é exatamente o oposto: após a gestação e lactação elas se encontram bastante debilitadas e abaixo do peso ideal. “É fácil de entender isso se pensarmos na quantidade de filhotes todos mamando ao mesmo tempo”, argumenta a médica veterinária. “Muitas vezes, quando chega o momento de desmamar, se pesarmos os filhotes todos juntos o conjunto já pesa mais que a mãe.” Por isso é tão importante suplementar a fêmea no terço final da gestação e durante toda a lactação, seja com suplemento específico para a fase ou com ração de qualidade para filhotes.
HÁ casos específicos em que a fêmea é muito pequena e/ou tem um grande número de filhotes, neste caso, vale adiantar um pouco a alimentação dos filhotes com papinha de desmame e amenizar um pouco a pressão sobre a mãe.
APÓS  o parto
A QUEDA de grande quantidade de pêlos durante o período de amamentação é um fator fisiológico. Segundo Alessandra Keidann, a suplementação adequada, escovação e uso de produtos de qualidade durante o banho ajudam amenizar um pouco este processo. “Mas sempre vai ocorrer, em maior ou menor grau, dependendo do animal.”


FELIZ DIA DAS MULHERES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário